Pedaços de amor

[Na Prática]

Pensa numa manta de retalhos. A que eu imagino é colorida, grosseira, única e linda. Sei que está apenas na minha cabeça e que, muito provavelmente, ainda que possas atribuir os mesmos adjectivos à tua, estás a imaginar uma diferente. 🙂

É assim que imagino a vida. A minha vida. Composta por pequenos pedaços de momentos e pessoas que conheço diariamente e que me ajudam a tornar a minha “manta de retalhos” ainda mais bonita, mais diferente e ainda mais única.

 

É deliciosamor-teoria-mantea esta vida composta de pedaços de pessoas que nos chegam e nos “servem” de alguma forma, pela forma como se mostram, pelos comentários que fazem, pelo estilo de vida que levam, pelas conversas que nos proporcionam, pelo que nos fazem sentir. Muitas vezes sentimo-nos verdadeiramente próximos destas pessoas e escolhemos ficar perto. Outras observamos, com cuidado, e sentimos que estas pessoas nos foram úteis para nos mostrar o que não nos serve e que, de facto, é importante para nós seguirmos outro caminho e está tudo bem. É um caminho de escolhas. Todas elas de amor (às vezes totalmente inconscientes).

Acontece-me, não raras vezes, ouvir algo que alguém está a dizer (num qualquer contexto em que estou presente) e pensar “esta mensagem foi pensada para mim…”. Como se aquela pessoa tivesse o condão de adivinhar o que se passa na minha cabeça e me estivesse a ajudar a encontrar a resposta a alguma coisa… já te aconteceu? É curioso e faz-nos criar uma ligação com esta pessoa, pela identificação com o que diz, e traz-nos uma sensação de proximidade interessante, concordas?
Ainda assim, sabes qual é esse condão? Esse que liga o que a pessoa está a dizer e o que “precisas” de ouvir, como uma forma de validação? És tu! 🙂 Já pensaste que quando estás a viver um determinado assunto / momento / situação na tua vida, de repente, tudo o que acontece à tua volta, te parece relacionado com isso? A verdade é que és só tu a chegar às tuas respostas, a chegar às tuas escolhas ou não escolhas, através das palavras de alguém. 🙂

Como é que isto tudo se traduz no amor? Também nos relacionamentos as nossas “mantas” são compostas por pedacinhos de tudo, que nos ajudam a criar estas mantas únicas e especiais… momentos mágicos, momentos rotineiros, palavras de amor, conversas de amigos, prazer, insatisfação, expectativas, abraços, atitudes que nos agradam, atitudes que nos deixam com uma sensação amarga na boca, paixão, e tanta outra coisa, que compõe a nossa vida a dois. Os diferentes pedacinhos têm o condão de nos deixar num estado amoroso ou, por vezes, num estado em que sentimos não ter bem a certeza de ser aquele o nosso lugar. Nessa altura é mesmo importante escolher. Escolher como nos queremos sentir em relação ao nosso amor.
Se sentimos e sabemos que o nosso coração está ali, naquele momento, porquê ocupar espaço com o foco naquelas pequenas coisas que não nos servem, se sabemos que, procurando, se o nosso foco estiver para aí direccionado, podemos encontrar tantos, mas tantos defeitos (conseguimos ser muito criativos quando o foco está aí)… :), no outro, em nós, na nossa relação…. Por outro lado, quando o nosso foco está no que nos serve, no que nos fez apaixonar por aquela pessoa, na forma terna como nos trata, na maneira espontânea como nos faz rir, na vibração discreta e boa que nos faz sentir no coração, o nosso estado fica bem mais amoroso.

E está tudo bem em sentir pedaços diferentes de amor, isso torna-nos mais fortes, mais seguros do que é importante para nós, mais próximos de quem somos e de quem desejamos ser com o nosso amor. E está também bem a possibilidade de escolher. É importante fazê-lo, sobretudo quando passamos mais tempo em estados emocionais que não nos servem, do que nos outros. E esta escolha pode ser muita coisa… mostrar vulnerabilidade e falar sobre isso, mudar simplesmente o nosso foco, optarmos por um caminho diferente, repensar a forma como caminhamos a dois… o que importa é que possamos escolher, para que as nossas mantas continuem sempre construída por pedaços de amor!

Escolhe bem, escolhe com o coração. ❤

[MJL]

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s